O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA


Lembro-me com saudades de quando eu ensinava xadrez em um colégio da rede municipal de minha cidade, Petrópolis, para crianças do pré-jardim de infância a 8ªsérie,em um projeto maravilhoso de xadrez escolar que a tantas crianças levou o aprendizado e o conhecimento do jogo de xadrez e descobriu novos e promisores talentos entre elas para o xadrez da cidade. Para as crianças que já eram alfabetizadas era bem mais fácil ensinar as primeiras noçôes do jogo,mas e para os pequeninos? o que fazer?essa era a questão! Levado que fui pelo coordenador e responsável pelo projeto e pelos professores que ensinariam o xadrez nas escolas ,logo na minha 1º aula de apresentação aos alunos,me deparei com esta questão,como fazer para ensinar xadrez aos alunos com pouco mais de três anos de idade?,como despertar neles o interesse em aprender a jogar xadrez? Mas já na segunda aula eu resolvi esta questão.como? Simplesmente usando o lado pedagógico que o jogo do xadrez proporciona aos professores usarem,ou seja substituindo tudo por desenhos e imagens sobre o jogo de xadrez. Sei que é difícil para quem não sabe jogar xadrez, ensinar as crianças ou a quaisquer pessoas a jogar xadrez,e se tentam ,ensinam de forma errada e isso pode fazer com que quem aprende,perca logo o interesse no jogo ,pois não não aprenderam de forma correta tudo aquilo que o xadrez proporciona de bom a uma criança. O jogo de xadrez quando ensinado corretamente as crianças desenvolve nelas, vários estímulos para a sua educação que abrange o aproveitamento do aluno em varias matérias escolares,tais como;Matemática,História,Geografia, Ciências,Educação física, Português,Desenho e artes e etc... Na aula de Matemática por exemplo: O xadrez estimula o raciocínio,pois no jogo é preciso calcular, vários lances mentalmente antes de efetua-los,cada peça do jogo tem um valor aproximado para efeito de troca ,por exemplo: uma torre tem o valor de 5 pontos e pode capturar um cavalo que tem o valor de 3 pontos ,mas fazendo esta troca a sua torre será capturada por um peão que tem o valor de 1 ponto. Além do estimulo do comportamento da crianças,mas isto tudo só ira funcionar a partir da interação de todos os professores da escola para com o professor de xadrez. E voltando a questão de como fiz para iniciar minhas aulas,como eu só dava aulas na escola as segundas-feira ,tive bastante tempo para começar a fazer as coisas que me vieram a idéia e assim conquistei logo a atenção destes alunos pois a cada semana eu levava algo novo para apresentar para as crianças e elas já sabiam disso pois eu era recepcionado sempre com um forte e vigoroso "Bom dia tio Paulo"era assim que elas me chamavam, e isto me alegrava e me enchia de energias durante todo o dia e o resto da semana. Quantas saudades! Hoje ,por força de minha profissão ,não consegui encontrar meios de conciliar meu horário de trabalho com os horários das aulas e isso me entristece muito. e por isso pensei...por que não passar para outros professores sejam eles de xadrez ou de profissão,tudo o que eu usava nas aulas e deu tão certo comigo e gostaria de dividir minha experiência para com todos a quem interessar possa. Por isso me proponho a postar nesta coluna que entitulei "O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA"sobre tudo o que eu usava em minhas aulas ,como fazer ,como usar e o porque de cada coisa. Abraços a todos: Paulo Enter ( Ex professor de xadrez e hoje somente um reles capivara) Deixe seu comentario ,criticas ou sugestôes, ou mande um Email


segunda-feira, 29 de dezembro de 2008



2º)BRINCANDO COM O CUBO-1

Uma das brincadeiras em que os cubos podem ser usados com os alunos de 3 a 5 anos,é dividindo a classe em duas turmas fazendo que uma turma utilize o cubo com as peças brancas e a outra turma com o cubo com as peças pretas,as duas turmas somadas tem que resultar em um número par de crianças ao total para que todos brinquem,caso a soma resulte em um número ímpar o(a) professor(a)deverá escolher antes de formar as turmas, um dos alunos para ser o seu ajudante,formadas as duas turmas agora é só começar a brincadeira ,pela turma com o cubo das peças brancas,sempre! pois no jogo de xadrez o jogador com as peças brancas e quem faz o primeiro lance,sempre!e por isso é importante usar essa regra também nas brincadeiras,pois assim vai fixando na mente das crianças as regras do jogo de xadrez.
coloque as duas turmas de frente uma para a outra para que todos acompanhem o desenrolar da brincadeira, o primeiro jogador deverá lançar o cubo com as peças brancas ao chão e o(a) professor(a),deverá ver a peça que aparece na face do cubo virado para cima pois e a peça que vale,o(a) professor(a)deverá falar o nome da peça para que todos os alunos saibam e assim memorize esta peça, após isso quem deverá lançar o cubo ao chão será o 1ª aluno da turma com o cubo com as peças pretas e da mesma forma que foi feito anteriormente o(a) professor(a) deverá dizer o nome da peça e dar dois pontos para a turma que jogou o cubo com a peça de maior valor ,sabendo-se que: o Rei vale mais que a Rainha ou Dama( este é o outro nome dado a esta peça,os dois nomes são corretos) ,esta vale mais que a torre esta vale mais que o bispo este vale mais que o cavalo e este vale mais que o peão.No xadrez as peças tem um valor comparativo para efeito de troca deste modo> O Rei não tem valor específico pois não pode ser capturado ou trocado por outra peça por isso vale mais que todas,a Rainha ou Dama tem um valor estimado em 10 pontos ,alguns dão o valor de 9 pontos , a Torre tem um valor de 5 pontos o bispo tem um valor de 3 pontos ,mas alguns dão a ele o valor de 3,5 pontos ,por isso vale um pouquinho mais do que o cavalo ,o Cavalo este sim recebe o valor estimado de 3 pontos e todas as peças valem mais que o Peão ,que tem o valor estimado de 1 ponto. voltando a brincadeira ,o(a) professor(a) deverá então anotar no quadro os dois pontos para a turma que jogou o cubo com a peça de maior valor e dá continuidade a brincadeira até que o ultimo aluno da turma com o cubo com as peças pretas jogue então ele dirá quem foi a turma que fez mais pontos declarando-a vencedora da brincadeira, que não deverá ser repetida durante esta aula ,somente no outro dia, poderá sim iniciar outra brincadeira com os cubos ou outra qualquer,com o tempo as crianças vão preferir uma brincadeira do que outra isso é normal devido a competividade que começa aflorar nas crianças que buscarão sempre brincadeiras que se saiam melhor do que em outras.
esta brincadeira tende a desenvolver vários estímulos nas crianças ,pois elas participam mesmo da brincadeira que normalmente dura de oito a dez minutos ,lembro -me de um aluno chamado Vinicio , que só queria ser meu ajudante só para apanhar o cubo e entregar para mim, e as vezes nem dava tempo para vermos a peça pois ele nem deixava o cubo parar de rolar ,essa era uma das brincadeiras preferida dele que era o mais ativo durante as aulas.Na 3ª postagem darei mais um exemplo de brincadeira com os cubos para alunos de 3 a 5 anos.
Deixe seus comentários nesta postagem ,criticas ou sugestões ,participe e ajude-me a fazer o blog ESCOLOINHA DE XADREZ .

Nenhum comentário: