Heberth Halley
Repórter
Diante das propostas do prefeito de Montes Claros, Luis Tadeu Leite, em apoiar cada vez mais o esporte em todos os segmentos, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Sebastião Pimenta reuniu na tarde da última quinta-feira, com desportistas ligados ao xadrez em Montes Claros, para ouvir as propostas de massificar o xadrez na cidade.
(foto: HEBERTH HALLEY)
Enxadristas estiveram reunidos com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer reivindicando apoio para massificar a modalidade.
Estiveram presentes o árbitro da FMX – Federação mineira de xadrez e um dos principais incentivadores da modalidade, Glaycus Ricardo, o coordenador do clube de xadrez, Cássio Eduardo e o instrutor Guilherme Silveira.
REIVINDICAÇÕES
As principais reivindicações dos enxadristas foram: a criação e mais apoio ao clube do xadrez, mais divulgação da modalidade, massificação do xadrez e mais competições para despertar o interesse dos praticantes.
O secretário Sebastião Pimenta declarou todo apoio para difundir o pratica do xadrez em Montes Claros, mas não só nas escolas, mas também nos bairros com as ruas de lazer, nos programas da prefeitura e também nas competições como: Olibamoc - Olimpíadas de Bairros de Montes Claros, Jemg – Jogos Escolares de Minas Gerais, entre outros.
- O prefeito Luis Tadeu Leite já manifestou interesse e afirmou seu compromisso em apoiar todos os segmentos do esporte, no que for possível. O xadrez faz parte deste processo e o nosso objetivo é popularizar cada vez mais a modalidade e chamar a atenção dos alunos para importância de praticá-lo – diz Sebastião Pimenta.
Para o secretário adjunto, Jaime Tolentino, a intenção da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer juntamente com a prefeitura de Montes Claros é fomentar o xadrez dentro de todos os programas que a pasta irá realizar. Jaime Tolentino apresentou as propostas para o xadrez em Montes Claros como: o programa ‘Xadrez na praça’, da qual será montada na praça Dr.Carlos vários tabuleiros para a pratica do jogo; apoio ao clube de xadrez, que já funciona na biblioteca infantil; criação do núcleo no MCTC – Montes Claros Tênis Clube, que irá homenagear o saudoso mestre de xadrez, Brandãozinho, além da implantação do xadrez nas escolas como disciplina extra curricular, Em outras cidades de Minas Gerais já existe o xadrez nas escolas como Araxá, Belo Horizonte, Contagem, São Sebastião do Paraíso e um dos projetos para difundir a modalidade em Montes Claros é colocá-lo como disciplinar extracurricular nas escolas da rede municipal de ensino, numa parceria com a secretaria municipal de Educação.
DOAÇÃO
O secretário Sebastião Pimenta, que durante a reunião doou para o clube de xadrez 15 jogos de xadrez, através da Prefeitura de Montes Claros, tentará viabilizar a possibilidade da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer adquirir o Jogo de xadrez gigante, para ser apresentado nas escolas, ruas, shopping, entre outros lugares.
- A intenção do xadrez gigante é despertar o interesse nas pessoas. Pode-se fazer uma partida comentada pelos instrutores e além do mais por ser peças grandes chama a atenção das crianças – diz Glaycus Ricardo, que ressalta que a pratica do xadrez traz inúmeros benefícios para o praticante da modalidade como a melhoria do raciocínio, atenção, autocontrole, inteligência, criatividade, concentração, além de desenvolver o aspecto cognitivo. Lembra ainda que o xadrez não tem idade e que uma criança pode vencer um adulto pela força mental e não na força física.
Veja esta reportagem no site O NORTE.net clicando Aqui.