O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA


Lembro-me com saudades de quando eu ensinava xadrez em um colégio da rede municipal de minha cidade, Petrópolis, para crianças do pré-jardim de infância a 8ªsérie,em um projeto maravilhoso de xadrez escolar que a tantas crianças levou o aprendizado e o conhecimento do jogo de xadrez e descobriu novos e promisores talentos entre elas para o xadrez da cidade. Para as crianças que já eram alfabetizadas era bem mais fácil ensinar as primeiras noçôes do jogo,mas e para os pequeninos? o que fazer?essa era a questão! Levado que fui pelo coordenador e responsável pelo projeto e pelos professores que ensinariam o xadrez nas escolas ,logo na minha 1º aula de apresentação aos alunos,me deparei com esta questão,como fazer para ensinar xadrez aos alunos com pouco mais de três anos de idade?,como despertar neles o interesse em aprender a jogar xadrez? Mas já na segunda aula eu resolvi esta questão.como? Simplesmente usando o lado pedagógico que o jogo do xadrez proporciona aos professores usarem,ou seja substituindo tudo por desenhos e imagens sobre o jogo de xadrez. Sei que é difícil para quem não sabe jogar xadrez, ensinar as crianças ou a quaisquer pessoas a jogar xadrez,e se tentam ,ensinam de forma errada e isso pode fazer com que quem aprende,perca logo o interesse no jogo ,pois não não aprenderam de forma correta tudo aquilo que o xadrez proporciona de bom a uma criança. O jogo de xadrez quando ensinado corretamente as crianças desenvolve nelas, vários estímulos para a sua educação que abrange o aproveitamento do aluno em varias matérias escolares,tais como;Matemática,História,Geografia, Ciências,Educação física, Português,Desenho e artes e etc... Na aula de Matemática por exemplo: O xadrez estimula o raciocínio,pois no jogo é preciso calcular, vários lances mentalmente antes de efetua-los,cada peça do jogo tem um valor aproximado para efeito de troca ,por exemplo: uma torre tem o valor de 5 pontos e pode capturar um cavalo que tem o valor de 3 pontos ,mas fazendo esta troca a sua torre será capturada por um peão que tem o valor de 1 ponto. Além do estimulo do comportamento da crianças,mas isto tudo só ira funcionar a partir da interação de todos os professores da escola para com o professor de xadrez. E voltando a questão de como fiz para iniciar minhas aulas,como eu só dava aulas na escola as segundas-feira ,tive bastante tempo para começar a fazer as coisas que me vieram a idéia e assim conquistei logo a atenção destes alunos pois a cada semana eu levava algo novo para apresentar para as crianças e elas já sabiam disso pois eu era recepcionado sempre com um forte e vigoroso "Bom dia tio Paulo"era assim que elas me chamavam, e isto me alegrava e me enchia de energias durante todo o dia e o resto da semana. Quantas saudades! Hoje ,por força de minha profissão ,não consegui encontrar meios de conciliar meu horário de trabalho com os horários das aulas e isso me entristece muito. e por isso pensei...por que não passar para outros professores sejam eles de xadrez ou de profissão,tudo o que eu usava nas aulas e deu tão certo comigo e gostaria de dividir minha experiência para com todos a quem interessar possa. Por isso me proponho a postar nesta coluna que entitulei "O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA"sobre tudo o que eu usava em minhas aulas ,como fazer ,como usar e o porque de cada coisa. Abraços a todos: Paulo Enter ( Ex professor de xadrez e hoje somente um reles capivara) Deixe seu comentario ,criticas ou sugestôes, ou mande um Email


sábado, 14 de março de 2009


11ª)MONTES CLAROS ESTUDA AÇÕES PARA POPOLARIZAR O XADREZ



Heberth Halley
Repórter

Diante das propostas do prefeito de Montes Claros, Luis Tadeu Leite, em apoiar cada vez mais o esporte em todos os segmentos, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Sebastião Pimenta reuniu na tarde da última quinta-feira, com desportistas ligados ao xadrez em Montes Claros, para ouvir as propostas de massificar o xadrez na cidade.

(foto: HEBERTH HALLEY)



Enxadristas estiveram reunidos com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer reivindicando apoio para massificar a modalidade.

Estiveram presentes o árbitro da FMX – Federação mineira de xadrez e um dos principais incentivadores da modalidade, Glaycus Ricardo, o coordenador do clube de xadrez, Cássio Eduardo e o instrutor Guilherme Silveira.

REIVINDICAÇÕES

As principais reivindicações dos enxadristas foram: a criação e mais apoio ao clube do xadrez, mais divulgação da modalidade, massificação do xadrez e mais competições para despertar o interesse dos praticantes.

O secretário Sebastião Pimenta declarou todo apoio para difundir o pratica do xadrez em Montes Claros, mas não só nas escolas, mas também nos bairros com as ruas de lazer, nos programas da prefeitura e também nas competições como: Olibamoc - Olimpíadas de Bairros de Montes Claros, Jemg – Jogos Escolares de Minas Gerais, entre outros.

- O prefeito Luis Tadeu Leite já manifestou interesse e afirmou seu compromisso em apoiar todos os segmentos do esporte, no que for possível. O xadrez faz parte deste processo e o nosso objetivo é popularizar cada vez mais a modalidade e chamar a atenção dos alunos para importância de praticá-lo – diz Sebastião Pimenta.

Para o secretário adjunto, Jaime Tolentino, a intenção da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer juntamente com a prefeitura de Montes Claros é fomentar o xadrez dentro de todos os programas que a pasta irá realizar. Jaime Tolentino apresentou as propostas para o xadrez em Montes Claros como: o programa ‘Xadrez na praça’, da qual será montada na praça Dr.Carlos vários tabuleiros para a pratica do jogo; apoio ao clube de xadrez, que já funciona na biblioteca infantil; criação do núcleo no MCTC – Montes Claros Tênis Clube, que irá homenagear o saudoso mestre de xadrez, Brandãozinho, além da implantação do xadrez nas escolas como disciplina extra curricular, Em outras cidades de Minas Gerais já existe o xadrez nas escolas como Araxá, Belo Horizonte, Contagem, São Sebastião do Paraíso e um dos projetos para difundir a modalidade em Montes Claros é colocá-lo como disciplinar extracurricular nas escolas da rede municipal de ensino, numa parceria com a secretaria municipal de Educação.

DOAÇÃO

O secretário Sebastião Pimenta, que durante a reunião doou para o clube de xadrez 15 jogos de xadrez, através da Prefeitura de Montes Claros, tentará viabilizar a possibilidade da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer adquirir o Jogo de xadrez gigante, para ser apresentado nas escolas, ruas, shopping, entre outros lugares.

- A intenção do xadrez gigante é despertar o interesse nas pessoas. Pode-se fazer uma partida comentada pelos instrutores e além do mais por ser peças grandes chama a atenção das crianças – diz Glaycus Ricardo, que ressalta que a pratica do xadrez traz inúmeros benefícios para o praticante da modalidade como a melhoria do raciocínio, atenção, autocontrole, inteligência, criatividade, concentração, além de desenvolver o aspecto cognitivo. Lembra ainda que o xadrez não tem idade e que uma criança pode vencer um adulto pela força mental e não na força física.

Veja esta reportagem no site O NORTE.net clicando Aqui.

Nenhum comentário: