O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA


Lembro-me com saudades de quando eu ensinava xadrez em um colégio da rede municipal de minha cidade, Petrópolis, para crianças do pré-jardim de infância a 8ªsérie,em um projeto maravilhoso de xadrez escolar que a tantas crianças levou o aprendizado e o conhecimento do jogo de xadrez e descobriu novos e promisores talentos entre elas para o xadrez da cidade. Para as crianças que já eram alfabetizadas era bem mais fácil ensinar as primeiras noçôes do jogo,mas e para os pequeninos? o que fazer?essa era a questão! Levado que fui pelo coordenador e responsável pelo projeto e pelos professores que ensinariam o xadrez nas escolas ,logo na minha 1º aula de apresentação aos alunos,me deparei com esta questão,como fazer para ensinar xadrez aos alunos com pouco mais de três anos de idade?,como despertar neles o interesse em aprender a jogar xadrez? Mas já na segunda aula eu resolvi esta questão.como? Simplesmente usando o lado pedagógico que o jogo do xadrez proporciona aos professores usarem,ou seja substituindo tudo por desenhos e imagens sobre o jogo de xadrez. Sei que é difícil para quem não sabe jogar xadrez, ensinar as crianças ou a quaisquer pessoas a jogar xadrez,e se tentam ,ensinam de forma errada e isso pode fazer com que quem aprende,perca logo o interesse no jogo ,pois não não aprenderam de forma correta tudo aquilo que o xadrez proporciona de bom a uma criança. O jogo de xadrez quando ensinado corretamente as crianças desenvolve nelas, vários estímulos para a sua educação que abrange o aproveitamento do aluno em varias matérias escolares,tais como;Matemática,História,Geografia, Ciências,Educação física, Português,Desenho e artes e etc... Na aula de Matemática por exemplo: O xadrez estimula o raciocínio,pois no jogo é preciso calcular, vários lances mentalmente antes de efetua-los,cada peça do jogo tem um valor aproximado para efeito de troca ,por exemplo: uma torre tem o valor de 5 pontos e pode capturar um cavalo que tem o valor de 3 pontos ,mas fazendo esta troca a sua torre será capturada por um peão que tem o valor de 1 ponto. Além do estimulo do comportamento da crianças,mas isto tudo só ira funcionar a partir da interação de todos os professores da escola para com o professor de xadrez. E voltando a questão de como fiz para iniciar minhas aulas,como eu só dava aulas na escola as segundas-feira ,tive bastante tempo para começar a fazer as coisas que me vieram a idéia e assim conquistei logo a atenção destes alunos pois a cada semana eu levava algo novo para apresentar para as crianças e elas já sabiam disso pois eu era recepcionado sempre com um forte e vigoroso "Bom dia tio Paulo"era assim que elas me chamavam, e isto me alegrava e me enchia de energias durante todo o dia e o resto da semana. Quantas saudades! Hoje ,por força de minha profissão ,não consegui encontrar meios de conciliar meu horário de trabalho com os horários das aulas e isso me entristece muito. e por isso pensei...por que não passar para outros professores sejam eles de xadrez ou de profissão,tudo o que eu usava nas aulas e deu tão certo comigo e gostaria de dividir minha experiência para com todos a quem interessar possa. Por isso me proponho a postar nesta coluna que entitulei "O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA"sobre tudo o que eu usava em minhas aulas ,como fazer ,como usar e o porque de cada coisa. Abraços a todos: Paulo Enter ( Ex professor de xadrez e hoje somente um reles capivara) Deixe seu comentario ,criticas ou sugestôes, ou mande um Email


sexta-feira, 2 de janeiro de 2009


4ª) DOMICHESS

Este é um jogo que além de divertir muito os alunos ,pode ser usado com crianças com mais idades,isso fica a critério do(a) professor(a),principalmente em dias de chuva .
Para fazer o Domichess você ira precisar dos seguintes materiais:
-Uma folha de E.V.A (Etil Vinil Acetato)de qualquer cor.
-Uma folha de Cartolina cor branca.
-Cola branca ou quente.
-Tesoura ou outro material para cortar as peças.
-Um rolo de fita adesiva transparente.


Como fazer:


1- Baixe os modelos das pedras e imprima.
2-Cole na cartolina e depois de seco cole a cartolina na folha de E.V.A,espere secar e corte as pedras por igual
3-Enrole cada pedra com a fita adesiva , e está pronto o Domichess.



Para jogar o Domichess leia as regras:

1-Na sala de aula ou em um local que você possa levar os alunos,coloque 5 mesas sendo uma no centro da sala ou local e as outras em cantos afastados das outras e doa mesa do centro(Veja o exemplo no desenho abaixo)

2-Divida os alunos em quatro turmas e escolha entre cada turma um aluno para colocar as peças na mesa
3- Distribua para cada turma 5 pedras, as outras 8 pedras restantes ficarão no "monte" viradas com a face para baixo,(faça uma pilha de pedras) na mesa central onde as turmas colocarão as pedras ,e peça que cada turma deixem as pedras escondidas dos olhos das outras turmas.



4-Inicia o jogo a turma que tiver o duplo REI (pedra com a figura do REI nas suas duas metades), também conhecida como "carroça" ou "carroção". caso esta pedra não tenha sido entregue a nenhuma das quatro turmas, iniciará aquela que tiver a pedra dupla maior.na seguinte ordem depois do REI; RAINHA,TORRE,BISPO CAVALO,PEÃO, E TABULEIRO.

5-A partir da turma que iniciou a partida ,no sentido horário,a próxima turma deverá colocar uma pedra que se encaixe em uma das "pontas" da cadeia que vai se formando com as pedras que vão sendo colocadas. Se esta turma não tiver uma pedra para colocar, vai ao "monte" e "compra" uma pedra até conseguir uma pedra que sirva. Caso não exista tal pedra, a turma "passa" sua vez para a turma seguinte. Vence o jogo a turma se livrar de todas as suas pedras. No caso do jogo ficar "travado", isto é, não houver possibilidade de se colocar pedras, contam-se os pontos que restaram de cada turma. Vence aquela que tiver o menor número de pontos com ela.

O VALOR DE CADA FIGURA É O SEGUINTE:


REI=6 PONTOS
RAINHA=5 PONTOS
TORRE=4 PONTOS
BISPO=3 PONTOS
CAVALO=2 PONTOS
PEÃO =1 PONTO
TABULEIRO=0 PONTO

Quando se joga por pontos, normalmente usa-se a seguinte tabela:


Batida Simples= 1 ponto Bater com a pedra que contenha uma figura em qualquer uma das extremidades

Batida Carroção= 2 pontos Bater o jogo com uma Carroça (pedra com a mesma figura nas duas metades)

Batida Lá e Cá= 3 pontos Bater o jogo com uma pedra que contenha as mesmas figuras das extremidades das pedras da mesa.


Batida Cruzada= 4 pontos Bater o jogo com uma Carroça que contenha as mesmas figuras das extremidades das pedras da mesa.


Se nenhuma turma bater, a vitória será dada para a turma que tiver a menor quantidade de pontos na soma total das sua pedras. Essa vitória vale um único ponto.

1ªPARTE DO DOMICHESS

2ª PARTE DO DOMICHES

Este Domichess está com as figuras das peças brancas do xadrez ,se você quiser ,o Domichess com as figuras das peças pretas ,escreva um email para mim que terei um imenso prazer em envia-las

E bom divertimento!


Na 5ª postagem vamos aprender a fazer um tabuleiro mural,não percam!

Nenhum comentário: