O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA


Lembro-me com saudades de quando eu ensinava xadrez em um colégio da rede municipal de minha cidade, Petrópolis, para crianças do pré-jardim de infância a 8ªsérie,em um projeto maravilhoso de xadrez escolar que a tantas crianças levou o aprendizado e o conhecimento do jogo de xadrez e descobriu novos e promisores talentos entre elas para o xadrez da cidade. Para as crianças que já eram alfabetizadas era bem mais fácil ensinar as primeiras noçôes do jogo,mas e para os pequeninos? o que fazer?essa era a questão! Levado que fui pelo coordenador e responsável pelo projeto e pelos professores que ensinariam o xadrez nas escolas ,logo na minha 1º aula de apresentação aos alunos,me deparei com esta questão,como fazer para ensinar xadrez aos alunos com pouco mais de três anos de idade?,como despertar neles o interesse em aprender a jogar xadrez? Mas já na segunda aula eu resolvi esta questão.como? Simplesmente usando o lado pedagógico que o jogo do xadrez proporciona aos professores usarem,ou seja substituindo tudo por desenhos e imagens sobre o jogo de xadrez. Sei que é difícil para quem não sabe jogar xadrez, ensinar as crianças ou a quaisquer pessoas a jogar xadrez,e se tentam ,ensinam de forma errada e isso pode fazer com que quem aprende,perca logo o interesse no jogo ,pois não não aprenderam de forma correta tudo aquilo que o xadrez proporciona de bom a uma criança. O jogo de xadrez quando ensinado corretamente as crianças desenvolve nelas, vários estímulos para a sua educação que abrange o aproveitamento do aluno em varias matérias escolares,tais como;Matemática,História,Geografia, Ciências,Educação física, Português,Desenho e artes e etc... Na aula de Matemática por exemplo: O xadrez estimula o raciocínio,pois no jogo é preciso calcular, vários lances mentalmente antes de efetua-los,cada peça do jogo tem um valor aproximado para efeito de troca ,por exemplo: uma torre tem o valor de 5 pontos e pode capturar um cavalo que tem o valor de 3 pontos ,mas fazendo esta troca a sua torre será capturada por um peão que tem o valor de 1 ponto. Além do estimulo do comportamento da crianças,mas isto tudo só ira funcionar a partir da interação de todos os professores da escola para com o professor de xadrez. E voltando a questão de como fiz para iniciar minhas aulas,como eu só dava aulas na escola as segundas-feira ,tive bastante tempo para começar a fazer as coisas que me vieram a idéia e assim conquistei logo a atenção destes alunos pois a cada semana eu levava algo novo para apresentar para as crianças e elas já sabiam disso pois eu era recepcionado sempre com um forte e vigoroso "Bom dia tio Paulo"era assim que elas me chamavam, e isto me alegrava e me enchia de energias durante todo o dia e o resto da semana. Quantas saudades! Hoje ,por força de minha profissão ,não consegui encontrar meios de conciliar meu horário de trabalho com os horários das aulas e isso me entristece muito. e por isso pensei...por que não passar para outros professores sejam eles de xadrez ou de profissão,tudo o que eu usava nas aulas e deu tão certo comigo e gostaria de dividir minha experiência para com todos a quem interessar possa. Por isso me proponho a postar nesta coluna que entitulei "O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA"sobre tudo o que eu usava em minhas aulas ,como fazer ,como usar e o porque de cada coisa. Abraços a todos: Paulo Enter ( Ex professor de xadrez e hoje somente um reles capivara) Deixe seu comentario ,criticas ou sugestôes, ou mande um Email


sábado, 17 de janeiro de 2009


6ª)XADREZ ESCOLAR

Navegando pela internet encontrei uma iteressante pagina sobre xadrez ,no site Cooperativa do Fitness > http://www.cdof.com.br ,e o trecho a seguir fala um pouco sobre os beneficios do xadrez escolar ,o artigo foi escrito por Ciro José Cardoso Pimenta* leiam:

XADREZ ESCOLAR

Os seres humanos se destacam dos outros seres vivos pela aquisição da capacidade de agir sobre a natureza, ou seja, mudar, pensar logicamente. Dentro deste contexto, tem-se a implantação do xadrez como atividade de suma importância para o treinamento deste raciocínio lógico. É do conhecimento de todos, que o xadrez vem a enriquecer não só o nível cultural do indivíduo, mas também várias outras capacidades como a memória, a agilidade no pensamento, a segurança na tomada de decisões, o aprendizado na vitória e na derrota, a capacidade de concentração, entre outros. O ensino e a prática do xadrez têm relevante importância pedagógica, na medida em que tal procedimento implica, entre outros, no exercício da sociabilidade, do raciocínio analítico e sintético, da memória, da autoconfiança e da organização metódica e estratégica do estudo. O jogador de xadrez, constantemente exposto a situações em que precisa efetivamente olhar, avaliar e entender a realidade, pode mais facilmente, aprender a planejar adequada e equilibradamente, a aceitar pontos de vista diversos, a discutir questionários e compreender limites e valores estabelecidos e a vivenciar a riqueza das experiências de flexibilidade e reversibilidade de pensamentos e posturas. Em países como a França e a Holanda o xadrez já há muito tempo faz parte do currículo escolar como atividade extracurricular. Após sua implantação, percebeu-se um elevado nível de alunos com melhora no coeficiente escolar e uma queda no nível de atendimentos a alunos com dificuldades de concentração. Na Rússia, o xadrez está para eles como o futebol esta para nós, brasileiros. O governo russo apoiou intensivamente a difusão do xadrez, criando até universidades específicas para o melhor estudo do jogo; sendo que nas escolas, todos, sem exceções, praticam xadrez.

O psicólogo BINET (1891), primeiro criador dos testes de quociente da inteligência e professor da Universidade da Sorbonne, em Paris, iniciou suas experiências sobre algumas das possíveis contribuições do xadrez para o desenvolvimento intelectual. Suas conclusões, que abordaram a memória, a imaginação, o autocontrole, a paciência e a concentração, serviram de base para futuros trabalhos sobre o funcionamento do cérebro.

Os psicólogos da Universidade de Moscou DIACOV, PETROVSKY e RUDIK (1926), foram encarregados pelo governo soviético de investigar o eventual valor educativo do xadrez. Eles verificaram que os enxadristas são muito superiores à população em geral quanto à memória, imaginação, atenção distribuída e ao pensamento lógico, passando então a recomendar este esporte como um método de auto desenvolvimento das capacidades intelectuais.

VYGOTSKY (1933), afirmou que “embora no jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações da vida real, ele é sem duvida, um tipo de situação imaginária”. Pode-se dizer que, conforme propõe este grande psicólogo, através da aprendizagem do xadrez, a criança estaria elaborando habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis, passando a internalizá-los, propiciando a ela um comportamento alem do habitual de sua idade.

O psicólogo, matemático e enxadrista GROOT (1946), o qual representou seu país em três olimpíadas de xadrez, publicou seus estudos sobre o processo do pensamento dos mestres enxadristas. Este autor pensa ser capaz de confirmar a teoria da “concepção linear” de SELZ, considerando que cada momento do pensamento é determinado em sua totalidade pelo conjunto dos momentos que o procederam. Para ele, o pensamento no xadrez é essencialmente “não verbal”, e sim, deriva de uma série de retro-análises que vêm em forma codificada à cabeça do jogador.

Os psicólogos da Universidade de Gand, CHRISTIAEN e VERHOFSTADT (1981), investigando a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo, observaram que alunos do grupo experimental ao nível de 5º série, que receberam aulas de xadrez durante dois anos, obtiveram resultados significativamente superiores em testes cognitivos do tipo proposto por PIAGET, do que os alunos do grupo controle que não as receberam.

Desde 1976, o Ministério da Educação da França patrocina as competições de xadrez escolar oficiais e sugere às autoridades acadêmicas que incentivem o ensino do xadrez como atividade “sócio-educativa”, como atividade de “estimulação cognitiva” e como “estudo dirigido”. Neste país, inúmeras experiências, do jardim-de-infância à universidade estão sendo realizadas.

Na década de 1980, com os jogadores KARPOV e KASPAROV, o xadrez transformou-se no esporte número um da então União Soviética, e seus torneios escolares chegavam a receber um milhão de alunos, somando-se as diversas etapas.

Atualmente cerca de 300.000 mil estudantes estão sendo beneficiados por uma resolução do ministério da educação da Holanda, que autorizou a inclusão do xadrez como disciplina escolar no currículo de primeiro grau durante meia hora semanal.

Nos últimos anos, o tema “xadrez e educação” tem estado presente nos debates institucionais. Se em países desenvolvidos a utilização de jogos de estratégia em salas de aula já se encontra perfeitamente aceitável, o mesmo não se pode afirmar, salvo algumas exceções, quanto aos países em desenvolvimento, entretanto, no Brasil, a implantação do xadrez nas escolas já é vista como fundamental por pedagogos e coordenadores, e isto vem sendo feito, mas mais especificamente nos últimos quinze anos.

No estado do Paraná o projeto encontra-se em fase bastante avançada, sobretudo pelos esforços do grande mestre Jaime Sunye Neto e de sua equipe de trabalho. Em Curitiba já existem torneios que mobilizam mais de oitocentas crianças em cada etapa, e em todo estado estima-se que o número de alunos envolvidos com o xadrez passe de quinhentos mil.

Entender os benefícios que este esporte pode trazer ao aluno e a educação em geral é a maior barreira para os educadores, porém, como já é demonstrado, basta analisar os resultados obtidos e também aprofundar o estudo em relação aos verdadeiros benefícios do xadrez para saber como aplicá-lo, que a iniciativa será justificada.


* Ciro José Cardoso Pimenta
Graduando em Educação Física pela UFPR.
Técnico, professor, árbitro, jogador e palestrante de xadrez.
Vice-Presidente da Federação de Xadrez do Paraná.
ICQ#:79081940
E-mail: ciropimenta@bol.com.br


Para ver o artigo completo entitulado XADREZ: esporte, história e sua influência na sociedade , que conta um pouco da história do xadrez ,Clique Aqui:

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