O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA


Lembro-me com saudades de quando eu ensinava xadrez em um colégio da rede municipal de minha cidade, Petrópolis, para crianças do pré-jardim de infância a 8ªsérie,em um projeto maravilhoso de xadrez escolar que a tantas crianças levou o aprendizado e o conhecimento do jogo de xadrez e descobriu novos e promisores talentos entre elas para o xadrez da cidade. Para as crianças que já eram alfabetizadas era bem mais fácil ensinar as primeiras noçôes do jogo,mas e para os pequeninos? o que fazer?essa era a questão! Levado que fui pelo coordenador e responsável pelo projeto e pelos professores que ensinariam o xadrez nas escolas ,logo na minha 1º aula de apresentação aos alunos,me deparei com esta questão,como fazer para ensinar xadrez aos alunos com pouco mais de três anos de idade?,como despertar neles o interesse em aprender a jogar xadrez? Mas já na segunda aula eu resolvi esta questão.como? Simplesmente usando o lado pedagógico que o jogo do xadrez proporciona aos professores usarem,ou seja substituindo tudo por desenhos e imagens sobre o jogo de xadrez. Sei que é difícil para quem não sabe jogar xadrez, ensinar as crianças ou a quaisquer pessoas a jogar xadrez,e se tentam ,ensinam de forma errada e isso pode fazer com que quem aprende,perca logo o interesse no jogo ,pois não não aprenderam de forma correta tudo aquilo que o xadrez proporciona de bom a uma criança. O jogo de xadrez quando ensinado corretamente as crianças desenvolve nelas, vários estímulos para a sua educação que abrange o aproveitamento do aluno em varias matérias escolares,tais como;Matemática,História,Geografia, Ciências,Educação física, Português,Desenho e artes e etc... Na aula de Matemática por exemplo: O xadrez estimula o raciocínio,pois no jogo é preciso calcular, vários lances mentalmente antes de efetua-los,cada peça do jogo tem um valor aproximado para efeito de troca ,por exemplo: uma torre tem o valor de 5 pontos e pode capturar um cavalo que tem o valor de 3 pontos ,mas fazendo esta troca a sua torre será capturada por um peão que tem o valor de 1 ponto. Além do estimulo do comportamento da crianças,mas isto tudo só ira funcionar a partir da interação de todos os professores da escola para com o professor de xadrez. E voltando a questão de como fiz para iniciar minhas aulas,como eu só dava aulas na escola as segundas-feira ,tive bastante tempo para começar a fazer as coisas que me vieram a idéia e assim conquistei logo a atenção destes alunos pois a cada semana eu levava algo novo para apresentar para as crianças e elas já sabiam disso pois eu era recepcionado sempre com um forte e vigoroso "Bom dia tio Paulo"era assim que elas me chamavam, e isto me alegrava e me enchia de energias durante todo o dia e o resto da semana. Quantas saudades! Hoje ,por força de minha profissão ,não consegui encontrar meios de conciliar meu horário de trabalho com os horários das aulas e isso me entristece muito. e por isso pensei...por que não passar para outros professores sejam eles de xadrez ou de profissão,tudo o que eu usava nas aulas e deu tão certo comigo e gostaria de dividir minha experiência para com todos a quem interessar possa. Por isso me proponho a postar nesta coluna que entitulei "O XADREZ CRIATIVO NA ESCOLA"sobre tudo o que eu usava em minhas aulas ,como fazer ,como usar e o porque de cada coisa. Abraços a todos: Paulo Enter ( Ex professor de xadrez e hoje somente um reles capivara) Deixe seu comentario ,criticas ou sugestôes, ou mande um Email


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009


7ª)COM A PALAVRA,OS ALUNOS

Xadrez na escola Alunos de escolas públicas pernambucanas usam o xadrez para melhorar rendimento na sala de aula e aprendem licões importantes para a vida.

Encontrei este vídeo no site UOL Mais

Nenhum comentário: